Noite de festa da Fotografia Mineira
"Retratar Minas Gerais para imortalizar um momento, captar uma cena bucólica, matar a saudade de casa, lembrar um instante que remeta à infância, ou, simplesmente, uma imagem que emociona.
O Concurso Cultural Paisagens Mineiras Estado de Minas incentivou os mineiros a registrar as belezas e riquezas de Minas: patrimônio histórico, um singelo amanhecer ou um poético pôr do sol.
Uma noite repleta de surpresas e belezas mineiras. O ambiente não poderia ser mais apropriado para apresentar o vencedor do concurso Paisagens Mineiras, realização do jornal Estado de Minas, com patrocínio da Petrobras: o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, no coração de Belo Horizonte. Depois de mais de meio milhão de votos para as 4.369 fotografias inscritas, a imagem vencedora da segunda edição do concurso – que tinha como objetivo estimular o registro de imagens de Minas Gerais – foi de Gabriel Oliveira. Ele retratou com sensibilidade o cenário bucólico da Serra dos Alves, distrito de Itabira, na Região Central de Minas, a 145 quilômetros da capital. (...)
Jean Carlo de Oliveira, Rodrigo Dias, Bárbara Fonseca, Sidney de Almeida e Gabriel de Oliveira |
Eliana Cardoso, Jamil Fernandes, Lucimar da Mata, Sidney de Almeida e Tassiane Pereira |
Ao longo de quatro meses, foram quatro seletivas que integraram o processo de escolha das fotografias. As votações ocorreram pela internet, pelo site www.paisagensmineiras.com.br. Durante o período de votação, foram mais de um milhão de visualizações do site. E a escolha não foi fácil: foram cenas variadas em diferentes regiões do estado, marcadas por grande criatividade de ângulos e elementos.
Representantes da APAE de Oliveira |
Belezas
Na primeira seletiva, o cenário bucólico de Espera Feliz, clicado por Jean Carlo de Oliveira, e a matriz barroca dos séculos 18 e 19 da cidade de Oliveira, de Sidney de Almeida, foram as favoritas do público. Na segunda etapa, a equipe do Paisagens Mineiras viajou para o povoado de Serra dos Alves, em Itabira, para conhecer o singelo lugarejo clicado por Gabriel de Oliveira, o grande vencedor do concurso. Em seguida, foi a vez de desvendar São João del-Rei, clicada, com criatividade, pelo morador Antônio Carvalho.
Galdino e Sidney de Almeida |
Na penúltima seletiva, a Estrada Real foi o destaque, com os cliques feitos por Letícia Hosken, de Santa Bárbara, no Circuito do Ouro, e de Gouveia, no circuito dos Diamantes, feito por Rodrigo Dias. Por fim, a equipe seguiu para a Zona da Mata para visitar a pacata Patrocínio do Muriaé, destacada por João Batista Sá Nascimento. De lá, a última parada foi feita em Milho Verde, acolhedor distrito do Serro, no Vale do Jequitinhonha, focado pelas lentes de Alexandra Vilas Boas.
Alinhado ao projeto de responsabilidade social do Estado de Minas, ao longo do concurso, os vencedores de cada seletiva tiveram a oportunidade de ajudar uma instituição filantrópica ou educacional, indicando-os para ganhar um kit multimídia, com acesso gratuito à internet por seis meses via provedor Uai.
Carolina Almeida, Maria de Fátima Almeida, Sidney e Galdino Almeida |
Tassiane Pereira, Sidney de Almeida e Kamila Ferreira |
Carolina Almeida, Mariana Presoti, Sidney de Almeida e Daniela Braga |
Carolina e Sidney de Almeida |
Tassiane Pereira e Sidney de Almeida |
Finalistas da primeira seletiva: Jean Carlo e Sidney de Almeida |
O vencedor do concurso Gabriel de Oliveira e Sidney de Almeida |
com textos de divulgação e Bárbara Fonseca
Fotos de Galdino Almeida, Kamila Ferreira e Fátima Braga
Este projeto foi de uma sensibilidade absurdamente bela e fascinante. Todos os participantes e vencedores estão de parabéns por nos proporcionar cenas lindíssimas. Participei muito nas votações e vi lugares dentro da minha Minas Gerais que jamais pensei que existisse. Projeto abraçado à cultura, fazendo a história da nossa gente. Quero bis!!!!
ResponderExcluirProjeto maravilhoso! Belas imagens!
ExcluirA revista com as 32 fotos selecionadas pelo juri deve ficar muito bonita!
Parabéns Sidney, por elevar o nome de Oliveira e por sua sensibilidade fotográfica e cultural. Torci muito por você. Abraço, Rômulo.
ResponderExcluirFoi com satisfação que divulgamos uma imagem bonita da nossa cidade!
ExcluirObrigado pelo apoio!
A foto virou cartão postal, veja:
http://www.sidneydealmeida.com/2012/02/cartao-postal.html
Parabéns Sidney, sua sensibilidade é demonstrada através das fotos lindíssimas que vc faz com tanto amor!!
ResponderExcluirMuito obrigado!!!
Excluir